Características e Código de Ética para o Tosador

Atualizado: 22 de Dez de 2017

Quem trabalha com banho e tosa precisa, acima de tudo, gostar de animais e ter muita paciência. Vamos dar uma olhada hoje no Código de Ética para o Tosador.


Código de Ética para o tosador

Respeite os animais Por mais que possamos colocar a mão e carregá-los de um lado para o outro, os animais são seres vivos, e embora não possam falar, sentem tudo. Por isso, cuidado, respeite o animal, não insista em práticas que o incomodam.

Agressividade Cuidado para não parecer agressivo, isso pode também desencadear agressividade no animal. Não grite, não faça movimentos que o incomodem. Demonstrando calma, o momento do banho e tosa flui com mais tranquilidade.

Seja amigável Os animais são seres sensitivos, por isso, se você demonstrar qualquer sinal de agressividade, até mesmo no modo como você fala, ele irá sentir. Evite bater nos objetos, assoviar, aumentar o tom de voz. Evite que algum acidente possa acontecer no local de trabalho.

Higiene Uma característica importante do Código de Ética para o Tosador é a higiene. As unhas de um tosador devem estar sempre aparadas para não machucar os bichinhos, e, além disso, entre as tosas é preciso higienizar as mãos, seja com álcool ou mesmo água e sabão.

Os cabelos devem ser mantidos presos por uma touca, as roupas sempre limpas, e o uso de um jaleco é fundamental. Higienizar todo material que for ser utilizado no animal é um requerimento, e também não fumar, para que o cheiro não fique no animal.

Saúde de ambos Por motivos de segurança, certifique-se com o animal tenha recebido todas as doses de vacina necessárias, pois você lidará diretamente com ele e também com o público, e deve estar preparado contra qualquer contágio.

Faça o que sabe fazer Um bom tosador deve estar ciente do que sabe fazer ou não, e nunca oferecer ao cliente um tipo de serviço que não será capaz de fazer com qualidade. Além disso, manter o cliente informado sobre os processos envolvidos no banho e tosa do animal é essencial.

É importante também atender aos pedidos do cliente, principalmente quando envolvem a saúde do animal e suas condições emocionais.

Desenvolva suas habilidades Busque cursos, vídeo-aulas, workshops ou qualquer outro meio que possa te ajudar a aprimorar o seu conhecimento. Quanto mais você souber, mais vai impressionar os clientes, e ir aumentando a clientela cada vez mais.

Você não é veterinário Ainda que seja capaz de determinar que há algo errado na saúde do animal, jamais faça algum diagnóstico e o medique. Apenas informe o dono para que o leve ao veterinário, um profissional capacitado para isso.

Honesto com a profissão O Código de Ética do Tosador também diz que este deve ser leal aos seus companheiros de profissão, sem falar mal de seu trabalho, com a intenção de conquistar seus clientes de uma maneira desonesta.

Responsável pelo que faz Além disso, um tosador deve se responsabilizar pelos seus atos, trabalhando em grupo ou mesmo sozinho. Arcando com as consequências de seus erros, respondendo civil e plenamente por eles.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram ícone social

CONTATO

(62) 3275 - 5962

Av. Transbrasiliana, n° 595

Q.249 L.02 Parque Amazônia,

Goiânia - GO, 74835-300

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 08h às 17h 

Sábado: 08h às 12h