Conselhos para uma Pelagem exuberante em Spitz Alemão

Atualizado: 22 de Dez de 2017

Você com certeza já deve ter visto um cachorrinho bem peludo, pequeno e que chega a parecer que é feito de pelúcia. O Spitz Alemão é uma raça que está cada vez mais fácil de se encontrar nas ruas e, por conta disso, é muito importante conhecer e entender um dos principais problemas que assombram essa raça: a alopecia pós-tosa.


Mas, para conhecer essa doença, é importante entender como é o processo de desenvolvimento e crescimento dos pelos dos Spitz Alemão.

Spitz alemão No Spitz Alemão o processo de crescimento dos pelos possui três fases: a anágena, a catágena e a telógena.

A anágena é a primeira fase do processo e é conhecida como o momento do crescimento dos pelos. A catágena é a segunda fase e é conhecida como o processo de involução dos pelos. Já a telógena é a terceira e última fase e é conhecida como o momento de desprendimento quando se trata da pelagem do Spitz Alemão.

A fase telógena é conhecida como a mais prolongada, sendo assim o momento em que se desenvolve com o objetivo de economizar energia para climas de um frio extremo e constante ou para manter os pelos em um crescimento constante em regiões que apresentam climas extremos.

Além da fase do desenvolvimento, o Spitz Alemão possui uma pelagem que cresce para que se consiga manter o cão em uma temperatura mais elevada e que se aproxima a pele. Com isso, quando é realizada a tosa do Spitz Alemão, esse processo de isolamento térmico pode ser perdido e, consequentemente, ocorre a quebra no crescimento dos fios.

Quando isso acontece, a pele e o folículo piloso do Spitz Alemão, se entrar em contato com locais de baixa temperatura, podem fazer com que o cão entre na fase telógena prolongada, devido ao fato de que a fase anágena fica prorrogada, podendo chegar a ocorrer dentro de um período de 12 meses.

Há casos de Spitz Alemão em que a fase da alopecia pós-tosa demora cerca de dois anos. Para manifestar o crescimento normal e, dentro desse período, os pelos do cãozinho podem chegar a crescer de uma forma irregular. E, caso ele passe por mais um processo de tosa muito baixa, isso pode prolongar a doença.

Sendo uma doença comum no Spitz Alemão, a alopecia pós-tosa possui como característica a realização de uma tosa mais baixa, que acaba alterando o isolamento térmico presente na pele do animal.

Portanto, os tosadores precisam tomar o máximo de cuidado com o Spitz Alemão devido ao fato de que, quanto mais curto o pelo ficar, menor será o isolamento térmico e maior serão as chances de gerar a alopecia pós-tosa.

Para evitar quaisquer chances de o animal desenvolver essa doença existem algumas dicas para serem adotadas na hora de realizar o processo de banho e tosa do Spitz Alemão.

No momento de pentear o Spitz Alemão, a dica é usar uma escova de pinus sem bolinhas nas pontas para que não ocorra a perda do subpelo.

Em relação ao banho, a dica para o Spitz Alemão é realizar os banhos a cada 15 dias e a secagem deve ser feita em uma temperatura de fria para morna. A secagem do Spitz Alemão deve ser feita em torno de 85% do processo de secagem com um soprador.

Se possui preferência em realizar a hidratação do seu Spitz Alemão, a dica é usar o Hidrat System, que possui extrato de Tamariliz e D-Panthenol e silicones.

O extrato de Tamariliz tem como objeto hidratar a superfície da fibra e manter a integridade do interior da fibra, protegendo o Spitz Alemão contra a oxidação e o envelhecimento cutâneo.

Já o extrato de D-Pantheno, possui a capacidade de penetração profunda na pele, sendo um potente umidificante, ajudando no ressecamento que é causado pelo envelhecimento da pele e ajuda a reduzir a queda dos pelos, trazendo força e crescimento mais rápido.

Portanto, seguindo esses passos básicos e fáceis de serem adotados, cuidar dos pelos e, claro da saúde do seu Spitz Alemão nunca foi tão simples.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram ícone social

CONTATO

(62) 3275 - 5962

Av. Transbrasiliana, n° 595

Q.249 L.02 Parque Amazônia,

Goiânia - GO, 74835-300

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 08h às 17h 

Sábado: 08h às 12h